terça-feira, 31 de março de 2015

Dia de Portugal

Bem, hoje é dia de Seleção.
Aliás, seleções! Hoje entram em campo as 3 seleções nacionais mais importantes, a sub-20, a sub-21 e  a AA.
Nos primeiros 3 posts, não confessei mas tenho uma grande admiração pelas seleções jovens - principalmente sub-19, sub-20 e sub-21.
Ontem, jogaram os sub-19 e ganharam 4-1 a Montenegro num jogo de preparação para a Ronda de Elite que para quem não sabe é a última fase de qualificação para o Europeu do escalão a realizar no Verão.





Hoje, jogam os sub-20, provavelmente a minha seleção jovem preferida. Esta geração (a de 1995) tem demonstrado grande talento e acima de tudo orgulho e vestir a camisola das Quinas. No ano passado, chegaram à final do Europeu de sub-19 e perderam contra a Alemanha, por 1-0, com um golo do reforço do Benfica, Mukhtar. Digamos que fiquei um pouco chateada quando foi anunciada a contratação do jovem alemão, pois o Benfica está sempre a emprestar e a vender os jogadores formados no clube (alguns com muito talento) e, inclusive emprestou jogadores que jogaram essa mesma final e outros estão na equipa B, e contratou o "carrasco". Mas enfim...
Voltando ao nosso assunto, a seleção sub-20 está a preparar o Mundial da Nova Zelândia que irá decorrer este Verão. Neste estágio, já defrontaram a seleção do Uzbequistão e venceram por 2-0 com golos de Ivo Rodrigues (penalti) e de André Silva.





Também jogam os sub-21. Esta seleção tem imenso potencial!! Mas parece que o mister Fernando Santos não vê isso e prefere convocar jogadores que já tinham renunciado à seleção e outros que estão tão velhos que têm de sair aos 17' por lesão muscular.. Enfim... Hoje, esta seleção tem um importante jogo de preparação para o Europeu deste ano, contra a equipa organizadora da competição e no estádio da final.










Quanto à seleção AA, hoje há um jogo de solidariedade com Cabo Verde. Para este jogo, Fernando Santos, não pode contar com os jogadores que defrontaram a Sérvia no Estádio da Luz pois as regras da FIFA estabelecem que tem de haver um intervalo de 72 horas entre 2 jogos. Para este jogo, o selecionador nacional chamou 11 jogadores, que atuam no nosso campeonato, e 3 da seleção sub-21.




segunda-feira, 30 de março de 2015

Portugal 2-1 Sérvia


Antes de mais, não, o meu blog não vai ser só sobre futebol e irão ver isso nos próximos posts...

Bem, a Seleção Nacional venceu, ontem, a Sérvia por 2-1 no Estádio da Luz

Primeiro que tudo, deixem-me dizer que, como grande benfiquista que sou, foi uma honra voltar a ver o Markovic, o Matic, o Fábio Coentrão e o André Gomes na sua "casa".

Em relação às equipas... A Sérvia alinhou com Stojkovic na baliza (um velho conhecido dos portugueses, já que, defendeu as redes do Sporting no passado), Basta, Ivanovic, Nastasic e Kolarov no quarteto defensivo, Petrovic, Matic e Ljajic no meio-campo e com Tadic, Mitrovic e Markovic na frente. Na segunda parte, o técnico Curcic apostou em Djuricic, Tosic e Skuletic.
Quanto à seleção das Quinas, Fernando Santos apostou no seguinte onze inicial: Rui Patrício, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Bosingwa, Eliseu, Tiago, João Moutinho, Danny, Fábio Coentrão, Nani e Cristiano Ronaldo. Ainda no decorrer da primeira parte (17'), Ilídio Vale teve de recorrer à primeira substituição, fazendo entrar José Fonte para o lugar do lesionado Ricardo Carvalho. Na segunda parte, entrou Ricardo Quaresma para o lugar de Coentrão aos 78 minutos e William Carvalho para o lugar de Danny aos 83 minutos de jogo.

Perante um estádio da Luz com 58.430 espetadores, Portugal entrou bem e marcou cedo logo aos 10'.
Depois de um canto, Coentrão cruza e Ricardo Carvalho cabeceia para o fundo das redes da baliza do guardião sérvio. Já se gritava GOLO! por Portugal inteiro!! E como a idade não perdoa, Ricardo Carvalho ficou maltratado após o golo saindo lesionado pouco tempo depois. Portugal continuou a cirar perigo mas a Seleção rival não deu tréguas e também deixou Rui Patrício "quentinho"... Aos 29 minutos, acredito que parte do país tenha gritado golo, após bomba de Cristiano Ronaldo que Stojkovic defende por milagre!
Na segunda parte, o "gigante" Matic marca um golaço (curioso pois foi naquela baliza que marcou um golo ao porto que foi candidato ao préio Puskas) e deixa os portugueses em silêncio. Embora, alguns benfiquistas devem ter gritado g
olo por engano... Mas a Seleção Portuguesa respondeu bem e rápido, muito rápido e foi outro ex-benfiquista que marcou! Desta feita, foi o "puto das Caxinas"! Sim, Fábio Coentrão marcou após grande trabalho de Ronaldo que abriu para Moutinho e este fez um grande passe para o jogador do Real Madrid. O internacional português dedicou o golo ao falecido pai. 

Após o segundo golo de Portugal, ambas as equipas continuaram a criar ocasiões de golo mas nenhuma conseguiu alterar o marcador.
Depois desta vitória, Portugal é o líder do Grupo I e fica cada vez mais perto da qualificação para o Europeu de 2016 a realizar em França

domingo, 29 de março de 2015

Hoje é dia de Seleção Nacional!

Hoje é dia de Seleção Nacional AA!
Bem, primeiro que tudo, quero dizer que faltam alguns jogadores a estes convocados... Nomes como Bernardo Silva, Rony Lopes, Gonçalo Paciência, Pizzi e Paulo Oliveira deveriam constar nesta lista. O curioso é que, dos 5 nomes que referi, apenas Pizzi não se encontra ao serviço da seleção nacional sub-21... Mas dentro dos convocados por Fernando Santos, há que escolher um onze.

Na minha opinião, acho que devemos manter Rui Patrício apesar dos recentes erros ao serviço do seu clube. Para defesas centrais, as minhas opções seriam José Fonte e Pepe, mas como o jogador do Real Madrid se encontra indisponível por lesão, recorreria a Bruno Alves, embora este esteja praticamente ao mesmo nível de Ricardo Carvalho. Nas laterais, escolheria Cédric e Fábio Coentrão, apesar de o selecionador nacional já ter referido que poderia colocar Eliseu mais recuando na lateral e "puxar" Fábio Coentrão mais em frente. No meio-campo, optaria por Tiago, André Gomes e William Carvalho, embora João Mário também esteja em grande forma, podendo ser uma forte hipótese para destabilizar na segunda parte. Nas alas, Nani e Ricardo Quaresma, colocando CR7 como falso ponta de lança.
Mas como não sou eu a "mister", isto é apenas uma especulação!
Quanto à seleção rival, é preciso ter muito cuidado com os bem conhecidos Markovic e Matic e ter em atenção o defesa do Chelsea, Ivanovic, especialmente nos lances de bola parada.
Resta-me desejar boa sorte à nossa seleção!

FORÇA PORTUGAL!!!


Quem sou eu? E porque criei este blog?

Olá! O meu nome é Carolina, tenho 15 anos e vivo em Portugal.
Criei este blog, não só porque adoro escrever, mas também porque sinto a necessidade de expressar a minha opinião sobre os temas que nos rodeiam tanto nacionais como mundiais.