Portugal é um bom país formador?
Bem, de acordo com o defesa João Nunes, sim. Aliás, o internacional sub-20 português que atua no Benfica, vai mais longe e diz que "somos dos melhores países formadores".
Então se somos porque é que os clubes grandes não apostam neles? Vou dar alguns exemplos de alguns jogadores formados nos grandes mas que andam a brilhar fora de Portugal.
SL Benfica
-André Gomes tem estado em grande destaque no Valência de Nuno Espírito Santo, falando-se já do interesse de Barcelona e Manchester United entre outros gigantes do futebol mundial. O jovem português esteve no Benfica de 2011 a 2014 e cumpriu no clube da Luz o seu último ano da formação depois de ter sido dispensado pelo FC Porto onde atuou de 2005 a 2008.
-Rony Lopes chegou ao Benfica em 2006 e foi vendido ao Manchester City em 2011. O internacional português pelas seleções jovens, já foi eleito com o melhor jogador da Academia do City, fez parte do Onze ideal do Europeu de sub-19 em 2014 e destacou-se na edição passada da Youth League, onde foi eliminado pela ex equipa nos quartos de final, e onde, inclusive, marcou um hattrick ao Bayern de Munique. Neste mercado de transferências, trocou o campeonato inglês pelo francês, onde irá atuar no Mônaco de Leonardo Jardim.
-Bernardo Silva ficou conhecido desde muito cedo graças ao seu talento e foi apelidado como "Messi do Seixal". Para além das suas grandes capacidades como jogador, o seu grande amor pelo Benfica, fez com que os adeptos o acolhessem de forma muito especial, dizendo, até, que seria o sucessor da camisola 10 de Rui Costa. Depois de um empréstimo, com o qual eu nunca fui de acordo, chegou a notícia de que era oficialmente jogador do Mónaco. Bernardo tem estado em grande destaque na equipa de Leonardo Jardim e tem marcado golos muitos importantes para a equipa monegasca.
FC Porto
-Vieirinha joga atualmente no Wolfsburgo e defendeu as cores azuis e brancas entre 2002 e 2009, embora tenha sido emprestado sucessivamente a partir de 2006. Adelino André Vieira de Freitas jogou de dragão ao peito vários anos, mas tal como, os jogadores acima referidos, só ganhou estatuto no estrangeiro. O internacional AA português tem sido fundamental na equipa alemã que esta época já eliminou o Sporting CP das competições europeias.
-Tozé, peça fundamental no Vitória de Sérgio Conceição, foi formado no Porto. Com vários anos de dragão ao peito, o "pequeno" Tozé sempre foi enorme em campo e esteve em destaque em todos os escalões portistas. Foi emprestado ao Estoril, em 2014-15. Este ano, transferiu-se para o Vitória de Guimarães.
Sporting CP
-Cristiano Ronaldo jogou no Sporting de 1997 a 2003 - ano em que foi contratado pelo Manchester United. Atualmente no Real Madrid e com 3 bolas de ouro, não é preciso dizer que o capitão da Seleção Nacional é um produto de sucesso da Academia de Alcochete. Apesar de ter estado no clube de Alvalade durante 6 anos, só ganhou protagonismo no clube inglês e que protagonismo!
-José Fonte, para mim um dos melhores centrais portugueses da atualidade, jogou no Sporting de 1994 a 2002, tendo sido emprestado de 1997 a 2000 ao Sacavenense. Irmão de Rui Fonte, jogou também no Benfica de 2006 a 2008 mas foi sempre emprestado. O capitão do Southampton só ganhou fama nesse mesmo clube inglês, onde chegou em 2010.
Então? Somos ou não somos um bom país formador? Formamos muitos jogadores de renome mundial: Eusébio, Figo, Pauleta, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, entre outros! Sim, somos um grande país formador mas não aproveitamos os grandes talentos de que dispomos.
Então? Somos ou não somos um bom país formador? Formamos muitos jogadores de renome mundial: Eusébio, Figo, Pauleta, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, entre outros! Sim, somos um grande país formador mas não aproveitamos os grandes talentos de que dispomos.