segunda-feira, 20 de abril de 2015

Programa dos sub-20

Como prometido, aqui vai a "programação" da Seleção Nacional de sub-20.

A Equipa das Quinas qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Sub-20 que se disputa, entre 30 de maio e 20 de junho de 2015, na Nova Zelândia, depois de se sagrar vice-campeã da Europa na Hungria. Portugal integra o Grupo B juntamente com Senegal, Qatar e Colômbia.

Este é o último período de trabalho antes da convocatória final para o Mundial.
Já em fase de pré-competição, a Seleção Nacional volta a reunir-se, em Rio Maior, entre os dias 11 e 16 de maio.  No mesmo dia 16, a comitiva parte para um estágio a decorrer em Sidney, na Austrália, entre 18 e 26 de maio, onde terá dois jogos de preparação frente a adversários ainda por designar.

A chegada a Hamilton, cidade onde Portugal se estreia na competição, dia 31 de maio, contra o Senegal, e onde jogará o segundo encontro, dia 3 de junho, contra o Qatar, está prevista para o dia 26 de maio. O desenrolar da competição, com as expetativas de um bom desempenho da  Seleção Nacional Sub-20, ditarão o calendário depois do jogo que encerra a primeira fase, dia 6 de junho, contra a Colômbia, em Dunedin.


 Eis o programa de preparação da Seleção Nacional sub-20:

20 de abril de 2015 | segunda-feira

15h00: Concentração dos jogadores no Centro de Estágios de Rio Maior
16h45: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior


21 de abril de 2015 | terça-feira

10h00: Treino Centro de Estágios Rio Maior
16h45: Treino Centro de Estágios Rio Maior


22 de abril de 2015 | quarta-feira

10h30: Treino Centro de Estágios Rio Maior

Fonte: FPF.pt

Estágio da seleção nacional sub-20

Na quinta-feira passada, o selecionador nacional Hélio Sousa divulgou a lista de 25 convocados para o estágio de preparação a decorrer entre 20 e 22 de Abril, em Rio Maior.

 
Convocados:

Guarda-redes: André Moreira (Moreirense FC), Guilherme Oliveira (Sporting CP) e Tiago Sá (SC Braga)

Defesas: Dinis Almeida (CF Reus), Domingos Duarte (Sporting CP), João Nunes (SL Benfica), Mauro Riquicho (Sporting CP), Nélson Monte (Rio Ave FC) e Pedro Rebocho (SL Benfica).

Médios: Rochinha (Bolton Wanderers), Francisco Ramos (FC Porto), Francisco Geraldes (Sporting CP), Raphael Guzzo (GD Chaves), Tomás Podstawski (FC Porto) e Estrela (Orlando City SC).

Avançados: André Silva (FC Porto), Daniel Podence (Sporting CP), Gelson Martins (Sporting CP), Gonçalo Guedes (SL Benfica), Ivo Rodrigues (Vitória SC), João Vigário (Vitória SC), Jorge Intima (Manchester City FC) e Nuno Santos (SL Benfica).

No próximo post, irei aprofundar o programa desta seleção.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Final da Challenge Cup

Para quem não acompanha as modalidades, ontem jogou-se a segunda mão da final da Challenge Cup de Voleibol no Pavilhão nº2 da Luz. O encontro entre os sérvios do Vojvodina e os portugueses do Benfica era de caracter importantíssimo, já que, iria determinar o novo campeão europeu da modalidade. Na primeira mão, realizada na Sérvia, as "águias" saíram derrotadas por 3-1. Com este resultado, O Vojvodina conquistou 3 pontos e o Benfica nenhum. Para continuar na luta, o Benfica precisava de ganhar , na Luz, por 3-0 ou 3-1 pois ambos os resultados dariam 3 pontos aos da casa e nenhum aos visitantes. Se algum desses resultados se registasse, disputar-se-ia o "golden set" . Com o pavilhão lotado e com mais milhões a apoiar através da BTV, a equipa benfiquista entrou confiante e o primeiro set foi muito disputado, tendo terminado 26-24 com uma vitória sérvia. Sabendo que não podiam perder mais nenhum set, a equipa vermelha e branca, entrou nervosa e nunca conseguiu recuperar a desvantagem, acabando por perder por 21-25. Com este resultado, a taça já tinha "dono" mas isso não impediu o Benfica de continuar a lutar para dignificar o emblema que levam ao peito! Durante todo o jogo houve um apoio incondicional por parte dos adeptos benfiquistas que, mais uma vez mostraram que o Benfica não é só futebol e que o amor ao clube é maior do que qualquer resultado. Inclusive, no início do jogo o ambiente era de tamanha espetacularidade que foi desligado o hino e foi cantado "a capella" em alto e bom som. Voltando ao jogo, o Benfica sentia o dever de ganhar o jogo como forma de agradecimento a todo o apoio dos adeptos. Com uma forte determinação e com alguma raiva, o Benfica fez um grande set e "esmagou" o Vojvodina por 25-16. O resultado estava agora em 1-2. No 4º set, a atitude foi a mesma, o que levou a mais uma vitória sem escrúpulos do Benfica, desta feita por 25-23. Iríamos para a "negra", mas uma "negra" que já não iria decidir nada em termos de vencedor da Taça Challenge. O Benfica mostrou porque chegou à final só com vitórias e ganhou por 15-10, acabando por vencer o jogo por 3-2.

 
No final da 2ª mão da final da Challenge Cup, Zelão foi eleito o MVP.
Gostaria de salientar, o comportamento inadmissível do jogador  Mihalo Stankovic do Vojvodina que, durante toda a partida provocou a massa adepta do Benfica e o facto de a equipa de arbitragem não ter feito nada em relação a isso. Não é de admirar, já que, na primeira mão, a arbitragem foi deplorável.
Mas mais importante ainda, é o orgulho de todos os benfiquistas. Esta equipa demonstrou RAÇA, QUERER E AMBIÇÃO! Demonstrou amor à camisola! O nosso muito obrigado por dignificarem o nosso grande amor, não só pela Europa mas por todo o Mundo.

sábado, 11 de abril de 2015

Benfica 5-1 Académica


Bem, sobre este jogo não há muito a dizer. Domínio completo por parte do Benfica, principalmente na primeira parte. De Jonas a Jardel, passando por Fejsa e Lima, foi uma noite cheia de golos no Estádio do campeão nacional. Aos 20 minutos, o Benfica já vencia a Briosa por 3-0 com golos de Jardel, Jonas e Lima (de grande penalidade). Na segunda parte, houve tempo para o regresso de Fejsa e para um golaço do médio sérvio que voltou após 11 meses de ausência de lesão.


E, também, para a estreia, na equipa principal, do avançado uruguaio Jonathan Rodríguez.


Ficou demonstrada a grande qualidade deste grupo e a sua união. O próximo adversário é o Belenenses e temos de demonstrar ainda mais raça! Não teremos o "Super Maxi" mas iremos dar a volta por cima como sempre fazemos!

Benfica B 2-2 Desportivo de Chaves

O Benfica B recebeu, esta sexta-feira, o Desportivo de Chaves, no Seixal. Não vou falar em concreto do jogo. Gosto muito destas duas equipas mas, sendo benfiquista, queria uma vitória vermelha e branca! Deixem-me já dizer que foi extremamente estranho ver o Guzzo, médio formado no Benfica e com grande amor a este clube, jogar no Seixal com uma camisola de outra cor... Tornou-se ainda pior quando vi Hany Mukhtar com a camisola do Benfica... Sim, ele agora joga na minha equipa, mas a não ser que ele marque muitos golos ou golos decisivos, não consigo gostar dele. Foi o carrasco da seleção de sub-19 na final do Europeu, ao marcar o golo decisivo que deu o título à Alemanha. Sem dúvida alguma que quando este marcou o 2º golo do Benfica, senti uma dor no estômago... Vê-lo a celebrar com o Nuno e com o Pedro foi algo que me deu nervos. Sim, nervos! Se fosse eu que estivesse ali, não acho que conseguia ficar feliz por ele ter marcado e dar-lhe um abraço, acho que lhe dava um murro.

Sei o que devem estar a pensar... "Calma! Eles agora são companheiros de equipa e têm de se dar bem". Olha, mas eu não consigo esquecer aquele golo que nos custou o título de campeões europeus. Desculpem, mas não dá. Depois do golo do alemão, reparei, claramente, na atitude de Raphael Guzzo que, mais uma vez, tinha levado um golo de Mukhtar. Coloquei-me no lugar dele: perdi o europeu por tua causa; estás a ocupar um lugar, que podia ser meu, na equipa do meu coração; marcaste um golo que me pode custar a liderança no campeonato; passas o dia com os meus melhores amigos que deixei no Benfica, e eu só os vejo de vez em quando...
Imaginei o que ele estava a pensar, a sentir... Até que vi uma falta do português ao alemão e apercebi-me que tudo o que pensei estava certo... O jogo prosseguiu 2-2 e nos descontos, o mesmo médio luso-brasileiro, teve nos pés a vitória flaviense com a marcação de uma grande penalidade, mas... Mas acho que, naquele momento, tudo lhe passou pela cabeça e não teve capacidade de o marcar de forma exemplar como tem feito ao longo da época, e permitiu a defesa de Bruno Varela. Até ao final do jogo, o marcador não se alterou...
Na flash, Raphael Guzzo realçou a felicidade que sentiu ao regressar a casa e o grande jogo de futebol que foi.

Num momento em que tanto se fala na aposta na formação e, inclusive, já li notícias que dizem que o médio internacional sub-20, irá realizar a pré-época com a equipa principal das águias, espero do fundo do coração que isto se concretize e que demonstre o seu grande valor no Sport Lisboa e Benfica.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Terrorismo ou não?

Hoje vou falar-vos de um tema muito "popular" nas últimas semanas. Não sei porque só estou a escrever sobre isto agora mas acho que ainda não acredito muito bem como é possível fazer uma coisa destas. Falo da queda do avião da Germanwings nos Alpes.
No dia 24 de Março, aconteceu a tragédia. Quando se, inicialmente, falou deste acidente, infelizmente, pensei logo em terrorismo. Sim, estamos numa época em que pensamos logo em atos terroristas quando acontece um desastre.
Não vou aprofundar a história porque já toda a conhece. Digamos que o co-piloto escondeu um problema mental à companhia aérea. Trancou o piloto fora do cockpit e baixou a altitude subitamente e chocou com as montanhas.
Muita gente fala de um suicídio aliado à morte de 150 pessoas. Mas porque não dizem terrorismo? Ah, já sei. Porque ele é alemão, não é de outra religião, não tem barba grande nem usa roupas, para nós europeus, esquisitas. Para esta sociedade digo: VERGONHA. Para este terrorista digo o mesmo.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Seleções jovens

Como prometido vou falar das seleções jovens.

A Seleção Nacional mais nova de que dispomos, é a Seleção Nacional sub-15 que atualmente não disputa qualquer torneio ou competição.

Quanto aos sub-16, recentemente venceram o Torneio Internacional do Porto contra a Seleção Russa, a seleção do Azerbaijão e a seleção da AF Porto. Neste torneio, a Seleção das Quinas venceu todos os jogos, marcou 7 golos e sofreu 1, no total de 3 jogos disputados.



Os sub-17 portugueses não marcarão presença no Europeu da categoria após terem sido eliminados na Ronda de Elite, algo que ninguém esperava.

A Seleção sub-18, foi em terceira em 4 equipas que participaram na Copa Atlântico deste ano.

Os sub-19 portugueses já têm um lugar assegurado na Ronda de Elite de qualificação para o Europeu do escalão deste ano. No torneio La Manga deste ano, ficou em 2º lugar, algo invulgar pois Portugal já tinha ganho este torneio de preparação por 6 vezes.

A Seleção Nacional de sub-20, é sem dúvida, uma das mais esperançosas. Depois de no ano passado, estes jogadores, ainda como sub-19, terem chegado à final do Europeu do escalão e terem sido derrotados por 1-0, as esperança de realizar um grande Mundial é muito alta. Recentemente, disputaram dois encontros de preparação e venceram ambos: 3-0 ao Uruguai e 2-0 ao Uzbequistão.

Os sub-21 têm estado em grande destaque por se terem apurado para o Europeu só com vitórias: 8 vitórias nos 8 jogos de qualificação e ainda 2 vitórias nos 2 jogos do playoff. Embora, ultimamente, os jogos não tenham corrido bem - nos últimos 3 jogos de preparação, Portugal empatou 1 e perdeu 2- Portugal tem grandes hipóteses de fazer um grande Europeu e conseguir também a qualificação para os Jogos Olímpicos.